Ao incluir a cebola em nossa dieta podemos prevenir os coágulos, já que ela nos ajuda a reduzir o colesterol no sangue, ao mesmo tempo em que evita o envelhecimento das veias e artérias.
Se você ainda não conhece os benefícios da cebola, este artigo é para você. Este poderoso legume é um alimento ideal para combater pequenos incômodos ou doenças comuns. A seguir, conheça seus poder curativo e benefícios.
Por possuir um alto teor de quercetina, favorece a circulação sanguínea. Além disso, devido ao seu teor de sílica ajuda a prevenir a trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Inclusive, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e aumenta a capacidade de dissolver os coágulos internos, o que previne a trombose coronária.
A cebola possui propriedades antianêmicas, graças ao seu teor de fósforo, ferro e vitamina E, componentes que ajudam a repor a perda de sangue e regeneram os glóbulos vermelhos.
Por ser rica em vitaminas A e C, a cebola é ideal para aliviar doenças respiratórias. Os óleos essenciais que possui, advindos do enxofre, possuem a capacidade de diminuir os sintomas da bronquite, resfriados e gripes.
Por conter potássio, a cebola ajuda a eliminar o excesso de líquidos e diminui os riscos de sofrermos com doenças como a gota, hipertensão e cálculos renais.
O potássio e o baixo teor de sódio fazem com que a cebola ajude a evitar a retenção de líquidos, liberando as toxinas do organismo. Além disso, ela é benéfica para os rins e a próstata.
Devido ao seu alto teor de vitamina B e potássio, que são necessários para a transmissão e geração de impulso nervoso, e de magnésio que melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular, a cebola é ideal pra melhorar este sistema.
A cebola é perfeita para incluir em nossa alimentação, seja para perder peso ou por outras questões de saúde. Devido ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, é ideal para dar auxilio em uma dieta de emagrecimento, já que melhora o trânsito intestinal, depura e elimina toxinas, evitando, desta maneira, a retenção de líquidos. Além disso, consumir cebola oferece uma sensação de saciedade.
Graças ao seu alto teor de folatos, é ideal para mulheres grávidas e crianças, já que ajuda no crescimento e bom desenvolvimento do feto nas primeiras semanas da gravidez.
A cebola tem poderes antioxidantes devido ao seu teor de vitaminas A e C, enxofre e flavonoides, tais como a quercetina e as antocianinas.
Graças aos seus componentes de enxofre, a cebola é um bom antiasmático e anti-inflamatório.
Imagens oferecidas por Paul Lowry